Equipes de ciência de dados devem operar como startups

A medidas que emergem e crescem, elas podem adotar três táticas comuns entre as startups para aumentar a produtividade e operar de forma eficaz

Com o aumento do uso de dados nos negócios, as organizações estão se esforçando para montar equipes de Ciência de Dados. Como essas equipes são relativamente novas, não há precedência sobre como as empresas devem estruturá-las, e muitos especialistas têm opiniões divergentes. Naturalmente, a estrutura da equipe de Ciência de Dados será diferente com base no foco da empresa, no tamanho da equipe e nos dados em si. A boa notícia é que é possível pegar elementos operacionais bem-sucedidos das startups e aplicá-los às equipes de Ciência de Dados.

Como a maioria das startups falha, os especialistas definiram os elementos operacionais com maior probabilidade de dar a uma startup a uma chance de sucesso. Três desses elementos incluem o uso de metodologias Lean e Agile, a adoção de uma estrutura plana e adaptação rápida às mudanças. À medida que as equipes de Ciência de Dados emergem e crescem, elas podem adotar essas três táticas para aumentar a produtividade e operar de forma eficaz.

 

Metodologias ágeis

Escalar a Ciência de Dados e tornar o modelo operacional são dois desafios enfrentados pelas equipes. Geralmente, os projetos de dados usam desenvolvedores DevOps que precisam trabalhar com a equipe de Ciência de Dados, o que pode significar que as equipes codificam de forma colaborativa. As metodologias ágeis funcionam bem nesses cenários, especialmente quando os modelos em produção precisam de engenharia para implantar ou vários recursos que dão suporte ao modelo. A integração contínua e o teste automatizado, dois pilares das metodologias ágeis, funcionam bem com projetos de Ciência de Dados que combinam várias habilidades na equipe.

Adote uma estrutura plana

Muitas startups optam por uma estrutura plana para estimular a colaboração e a criatividade. Uma estrutura plana economiza custos operacionais porque não há necessidade de números de gerenciamento médio, o que cria uma operação mais enxuta. Startups desfrutam da comunicação direta que uma estrutura plana oferece, e as decisões são tomadas muito mais rapidamente. Frequentemente, os funcionários ficam mais felizes sob uma estrutura plana, porque há muito menos microgerenciamento e  todos os membros da equipe contribuem igualmente.

Para equipes de Ciência de Dados, uma estrutura plana pode funcionar bem. O compartilhamento de conhecimento é aumentado nesse tipo de ambiente, o que significa que os cientistas de dados juniores podem acessar facilmente a experiência de membros mais experientes da equipe. Além disso, muitos cientistas de dados são altamente qualificados tecnicamente, mas não possuem habilidades de gerenciamento, portanto, uma hierarquia pode deixar alguns membros da equipe sem treinamento ou a liderança necessária para melhorar. Normalmente, um gerente com experiência técnica, às vezes um CTO, lidera a equipe de Ciência de Dados e mantém o restante dos funcionários em uma estrutura plana. Esse transita bem entre os lados comercial e técnico da empresa e tem experiência em gerenciamento para ajudar a orientar o progresso. Como cada função da Ciência de Dados depende de outra, uma estrutura plana funciona bem.

 

Adapte-se a mudanças rápidas

No mundo das startups, muita coisa pode mudar da noite para o dia. Talvez um concorrente o impeça de entrar no mercado ou o financiamento esteja demorando… O Startup Genome Report descobriu que as startups que “pivotam” uma ou duas vezes aumentam 2,5 vezes mais dinheiro, têm 3,6 vezes mais crescimento de usuários e têm 52% menos probabilidade de escalar prematuramente do que startups que “pivotam” mais de duas vezes. Mudar de rumo é a maneira como o mundo das startups funciona e, às vezes, as equipes de Ciência de Dados também devem pivotar.

Fonte: https://cio.com.br/equipes-de-ciencia-de-dados-devem-operar-como-startups/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Not found

Regulamento 2022
Termo de Regulamento da Campanha CQ1 Refer2Gain

1. O Programa
O CQ1 Refer2Gain é a campanha da Conquest One que recompensa pessoas que contribuem com a missão de conectar talentos1 de tecnologia com as melhores oportunidades em todo o mundo.


2. Regras Gerais
Objetivo
A campanha tem como objetivo reconhecer e recompensar as pessoas participantes pelas seguintes ações:
• Quando a pessoa participante se auto cadastrar na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a pessoa participante indicar talentos de tecnologia para se cadastrarem na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a Conquest One contratar talentos indicados pela pessoa participante.

Inscrição
• Para se registrar na campanha de Indicação, a inscrição deve ser feita na página https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain e para que esta seja válida a pessoa interessada deverá realizar todas as etapas de autenticação. A Conquest One irá rejeitar a tentativa de cadastro caso já exista algum perfil vigente associado à pessoa, ou ainda, se identificada a tentativa de quaisquer práticas fraudulentas.
• A Conquest One se reserva ao direito de excluir a pessoa participante do programa a seu exclusivo critério, imediatamente e sem aviso sempre que for praticada pelo participante qualquer violação as regras aqui dispostas.
1 Talentos: Qualquer profissional ou pessoa prestadora de serviço.
• Após se cadastrar a pessoa participante tem ciência do regulamento para participar e autoriza o envio de e-mails, ligações telefônicas ou mensagens curtas de texto (SMS e aplicativos) relacionadas estritamente com a campanha.

Indicação
• Após a confirmação do cadastro, a Pessoa Participante já estará apta a realizar indicações compartilhando seu código único de validação2, através de um link para a página de indicação ou informando o e-mail do talento indicado.
• O talento indicado recebera um link, o qual deverá acessar e realizar o cadastro na plataforma CQ1 Talent e informar o código único de validação.
• Para que a indicação seja considerada válida:
o A pessoa indicada, deverá obrigatoriamente informar o código único de validação da pessoa indicadora.
o A pessoa indicada deverá preencher pelo menos 80% do cadastro.
• Uma vez cadastrados os talentos indicados ficarão associados a pessoa indicadora e não poderão ser indicados por outras pessoas participantes.
• Não serão consideradas indicações de profissionais para este programa, se elas forem realizadas através de outros meios tais como: verbalmente e/ou via WhatsApp, SMS, e-mail, ou qualquer outro canal que não seja a página oficial da campanha.
• Em caso de fraude ou tentativa de fraude comprovada, a pessoa participante será automaticamente banida da campanha, independente do envio de qualquer comunicação. Considera-se fraude qualquer processo que vise burlar intencionalmente a campanha, de modo que resulte em perdas ou prejuízos para a empresa Organizadora, para outras pessoas participantes, para as empresas parceiras responsáveis pelo resgate de pontos ou qualquer outra empresa ou pessoa envolvidas na execução do Programa.


Recompensa

Ação CQ1 Coins * **
Auto cadastro do Talento Indicado 1
Indicação de cadastro de novo talento 1
Contratação de talento indicado
Nesse caso são atribuídos 50 pontos a pessoa indicadora
e 50 pontos ao talento contratado
50

(*) CQ1 Coins: Pontos atribuídos pelas ações, que podem ser convertidos em criptoativos ou créditos para utilização em plataformas parceiras. (**) Cada CQ1 Coin equivale a um US$1,00.

Regras de Premiação
• Os CQ1 Coins somente serão atribuídos a pessoa participante se o cadastro dela e do talento indicado alcançarem o mínimo de 80% das informações preenchidas.
• A atribuição de pontos pela contratação só ocorrerá:
o Na 1ª Contratação, do talento indicado.
o Após o período de garantia da contratação (3 meses).
o Só serão consideradas válidas as contratações realizadas exclusivamente pela Conquest One, não sendo passíveis de premiação qualquer contratação realizada por empresa terceiras através da plataforma CQ1 Talent.
Resgate dos CQ1 Coins
• A Pessoa Participante será notificada sobre a disponibilização dos CQ1 Coins para resgate.
• O Resgate dos CQ1 Coins poderá ocorrer quando o participante atingir o volume mínimo de 50 CQ1 Coins na plataforma.
• Os CQ1 Coins irão expirar após 1 ano, caso a pessoa participante não realize o resgate.
• É de decisão da pessoa participante converter os CQ1 Coins em criptoativos ou utilizá-los nas plataformas parceiras.
• Após o resgate dos CQ1 Coins as tratativas e regras de utilização são de responsabilidade do parceiro escolhido pela pessoa participante.
• Os CQ1 Coins são intransferíveis e só poderão ser resgatados pela pessoa participante.


3. Modificações
• A Conquest One pode modificar qualquer um dos termos e condições deste regulamento a qualquer momento, a seu exclusivo critério. Nesse caso, as atualizações e ou modificações serão sempre publicadas na página da campanha vigente (https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain) e caberá aos participantes consultar os termos periodicamente.
• Caso a campanha seja encerrada, a pessoa participante continuará com seu perfil ativo na plataforma CQ1 Talent e poderá resgatar o saldo disponível dentro do período de 1 (um) ano, desde que atenda aos requisitos para resgate detalhados no item 2 deste regulamento.
• As modificações podem incluir, mas não se limitam a alterações nos procedimentos de pagamento e nas regras da Campanha de Indicação. Se qualquer modificação for inaceitável para a Pessoa Participante, sua única opção é interromper sua parceria com a Campanha.
• A participação continuada na Campanha de Indicação Refer2Gain após a alteração ou a publicação de um novo termo em nosso site indicará sua concordância com as alterações

Skip to content