Trabalhar com tecnologia tem muitas vantagens. As melhores empresas do setor são adeptas à rotina remota, além disso permitem que os colaboradores participem de projetos e treinamentos para alavancar sua carreira. Definitivamente, nelas estão grandes oportunidades profissionais.
Entretanto, para chegar a uma grande empresa é necessário dedicação e muita disciplina. E nesse contexto estão as certificações de TI. Estar atento e, mais do que isso, atualizado a disciplinas e qualificações do mercado, é o que pode ser o grande diferencial na seleção.
Por isso, listamos abaixo as 10 principais certificações de TI que você precisa ter para chamar a atenção dos recrutadores e alcançar seus objetivos.
Confira!
1. ITIL – Information Technology Infrastructure Library
A ITIL é uma vasta biblioteca que traz consigo informações sobre como as maiores empresas de TI do mundo se organizam. Com essa certificação, o profissional se mostra atualizado sobre o gerenciamento de serviços de TI em empresas de qualquer porte.
A certificação ITIL conta com 3 níveis:
ITIL Foundation
Para se credenciar às melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI e dominar a terminologia ITIL.
ITIL Practitioner
Aborda especializações em Service Desk e Gerenciamento de Serviços e de Incidentes. Para alcançá-la é preciso ter a certificação ITIL Foundation.
ITIL Master
Intensivo de 2 semanas para desenvolver habilidades de gerenciamentos de serviços e processos. Também é pré-requisito a certificação em ITIL Foundation.
Como conseguir as certificações ITL
Disponíveis em português, os exames podem ser realizados presencialmente nos Centros de Certificação Prometric ou via site EXIN.
2. CCNA – Cisco Certified Network Associate
É uma certificação que habilita o profissional a configurar, instalar e operar redes de tamanho médio que utilizam roteadores e switches. A certificação é realizada com base no Cisco IOS e sua CLI.
O certificado CCNA serve para manuseio de redes com dispositivos fabricados pela Cisco e outras empresas, como HP, Huawei, D-Link, 2Com, Juniper, entre outras.
Como conseguir a certificação CCNA
Atualmente existem dois caminhos:
1- Por meio do exame CCNAX (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated)
2- Realizando dois exames de entrada: o ICND-1 e o ICND-2
Ambos são disponibilizados pela Cisco.
3. OCP – Oracle Certified Professional
É uma certificação altamente valorizada no mercado. Quem a possui é considerado especialista. Além de empresas privadas, garante atuação em segmentos específicos, como licitações de órgãos públicos. É, sem dúvidas, uma certificação que pode mudar toda a carreira.
Como conseguir a certificação OCP
Para chegar à certificação OCP, é necessário antes alcançar a certificação OCA SQL, disponível no site Oracle.
4. SFPC – Scrum Foundation Professional Certificate
Habilita o profissional para se aprofundar no framework Scrum, sendo introdutório para a certificação avançada Scrum Professional Advanced Certificate (SAPC).
O Scrum é uma metodologia ágil para gestão de projetos de tecnologia dividida em sprints. Esses sprints indicam atividades e evolução do processo conforme o ciclo atual. É uma certificação relevante para atuar em gestão de projetos.
Como conseguir a certificação SFPC
O exame é feito online. São 40 questões de formato múltipla escolha e duração de 60 minutos. Para ser aprovado, é necessário acertar 24 questões, ou seja, 60%.
5. CSPO – Certified Scrum Product Owner
A demanda por Product Owners está altíssima. E a certificação CSPO é um dos principais recursos para evidenciar profissionais que estão em busca de se qualificar como gestor de produtos ágeis.
Como conseguir a certificação CSPO
Para essa certificação não é necessário realizar exames. Basta realizar o curso específico disponibilizados pela Scrum Alliance.
6. ISO 27001
A sigla ISO é conhecida mundialmente por ser utilizada para certificar que determinado processo segue as conformidades globais.
Essa norma define quais requisitos serão utilizados para um sistema de segurança da informação conforme regulamentações e direcionamentos de autoridades no setor.
Ter a certificação 27001 é um passo indispensável para quem deseja atuar com segurança da informação – um setor valiosíssimo para o universo de TI.
7. ISO 27002
A ISO 27002 complementa o ISO 27001 e aborda as práticas para aplicação de controles em um sistema de informação.
Para tê-la, não é necessário passar antes pela ISO 27001. Contudo, um profissional que conta com ambas certificações ISO é, certamente, mais completo.
Como conseguir as certificações ISO 27001 e 27002
As certificações são oferecidas por diversas escolas licenciadas. Para saber mais, acesse o site da ISO.
8. Microsoft Azure DevOps Solutions
Certificação importante para quem atua como DevOps. Ter o domínio do Microsoft Azure DevOps Solutions garante que determinado profissional sabe como otimizar práticas, melhorar processos de comunicação e colaboração para criar soluções de automação para o projeto.
No escopo desse profissional está a implementação de estratégias para código de aplicação e infraestrutura. É a partir dessa combinação que há evolução nos processos de integração, entrega, testes e monitoramento.
Para alcançar a certificação DevOps Solutions, é necessário ter o domínio das práticas Agile e familiaridade com administração e desenvolvimento do Azure.
Como conseguir a certificação Microsoft Azure DevOps Solutions
O exame está disponível na página Microsoft Learning, onde também estão dicas para se preparar.
9. Designing and Implementing a Data Science Solution on Azure
Para quem atua com ciências de dados, essa é a certificação que pode dar um bom impulsionamento na carreira. Com ela, é possível aplicar seus conhecimentos para implementar ambientes e executar soluções com dados para treinar modelos preditivos.
Como conseguir a certificação Designing and Implementing a Data Science Solution on Azure
Acesse a página Microsoft Learn para ter acesso ao exame. Na mesma página é possível encontrar dicas de estudos para se preparar.
10. AWS Certified DevOps Engineer
É uma das certificações mais cobiçadas no universo de Cloud Computing. Alcançada por profissionais de nível avançado, a certificação é direcionada para profissionais considerados chaves no segmento de TI: os DevOps, que alinham projetos de desenvolvimento e operações.
Por ser considerada difícil, é uma certificação que faz brilhar o currículo e destaca ainda mais o profissional em meio à grande demanda por engenheiros DevOps no país.
Como conseguir a certificação AWS Certified DevOps Engineer?
O exame está disponibilizado pela AWS Amazon e conta com 80 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 180 minutos.
Qual é a certificação mais importante de TI?
A importância da certificação está diretamente relacionada às experiências e expectativas do profissional. Não é novidade que em TI é possível alcançar bons caminhos profissionais sem a necessidade de um curso superior e os caminhos para se qualificar são muitos.
Não tenha dúvidas de que as melhores certificações possibilitam alto nível de independência para atuar de maneira autônoma ou se manter no radar das melhores empresas do mercado.
Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de muito mais dicas para a sua carreira!