Realidade digital, tecnologia cognitiva e blockchain estão entre as grandes tendências elencadas no Tech Trends 2018
O tema deste ano, “The Symphonic Enterprise”, envolve uma atuação conjunta de estratégia, tecnologia e operações por todas as áreas das organizações.
Novos desafios surgirão na área de gestão – especialmente na adequação dos papéis da força de trabalho das empresas. É o que avalia o sócio da área de Tecnologia, Estratégia e Arquitetura da Deloitte Brasil, Fábio Pereira. Segundo ele, será preciso atuar na redistribuição de atividades entre pessoas e máquinas. Mais do que isso, pensar num modelo híbrido em que a tecnologia potencializa e complementa o desempenho humano. Junto à nova classe de trabalho virão os novos núcleos, ultrapassando fronteiras organizacionais tradicionais. Para tanto, serão examinadas as principais funções das áreas de finanças e da cadeia de suprimentos. Afinal, elas terão de ser repensadas diante da convergência digital e da ruptura dos limites operacionais tradicionais.
Some-se ainda a realidade digital, que se apresenta como próxima fase da realidade aumentada e da revolução da realidade virtual. Por meio dela, as empresas devem se concentrar menos em novos dispositivos e mais em desenvolver estratégias e experiências impactantes. Conforme essa tendência avança, os líderes de TI passam a atuar nos desafios de integração de base. Também na implantação da tecnologia em nuvem, na conectividade e no acesso. Além desses destaques principais, o Tech Trends também aborda tecnologias exponenciais que poderão se manifestar nos próximos cinco anos. Inteligência Artificial Geral e criptografia quântica estão entre as tendências de longo prazo.
Nova classe de trabalho
O aumento da automação, o uso da inteligência artificial e das tecnologias cognitivas afetará diretamente os empregos. As empresas do futuro devem reforçar a gestão de talentos voltada ao novo perfil de força de trabalho híbrida. Ele envolve pessoas e máquinas – atuando simultaneamente na recapacitação desses “trabalhadores aprimorados”. E, ainda, na adoção de processos inovadores de gestão de recursos humanos para o gerenciamento dos “trabalhadores virtuais”.
Blockchain para blockchains
O blockchain está se movendo rapidamente da fase de experimentação para cenários críticos e reais do negócio. Experiências que envolvem o uso avançado e a maior adoção dessa tecnologia impulsionam a necessidade de coordenar, integrar e orquestrar várias iniciativas de blockchain dentro de uma grande organização, potencialmente estruturadas em múltiplas cadeias e envolvendo a empresa como um todo.
Baixe o relatório completo: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/technology/TechTrends-2018_FINAL.pdf
Fonte: http://www.itmanagement.com.br/2018/tech-trends-rumos-da-tecnologia/