O processo de recrutamento e seleção evoluiu incrivelmente. Com anúncios em páginas de classificados e aplicação de testes manuais, antes toda a rotina era morosa e burocrática. Felizmente, hoje a tecnologia permite maior agilidade para selecionar, testar e compreender os perfis dos profissionais a fim de encontrar o mais adequado para a vaga.
Aliás, com o surgimento da inteligência artificial esses processos ficaram mais rápidos e eficientes. Como consequência, mais empresas recorrem a esse recurso para buscarem novos talentos.
Assim, para explicar um pouco mais sobre essa revolução e o quanto isso beneficia o setor de RH, que trouxemos os tópicos a seguir.
Siga conosco e confira!
Qual o impacto da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção?
O principal ativo das empresas são os talentos que nela trabalham. Esses profissionais trazem olhares estratégicos e velocidade nas decisões que elevam o nível do negócio. Inclusive, no atual cenário que estamos vivendo, os colaboradores talentosos são os motores que ajudarão a empresa a se reestruturar.
Contudo, encontrar talentos não é uma tarefa fácil. A maioria dos profissionais de RH, que atuam com recrutamento e seleção, já teve dificuldades em encontrar um perfil que se encaixa perfeitamente à vaga aberta e à cultura da empresa.
Nesse cenário, as ferramentas de inteligência artificial, uma vez que permitem ganho de tempo na identificação do perfil desejado, bem como nas possibilidades de retenção do profissional, surgem como soluções ideais.
Segundo pesquisa realizada pela Deloitte, 41% das empresas de todo o mundo já utilizam essas ferramentas inteligente para atrair, filtrar e testar candidatos. O resultado disso, por sua vez, são maiores taxas de retenção e a diminuição do envolvimento dos recrutadores em atividades operacionais.
Confira, na prática, quais as vantagens que a inteligência artificial traz para esses processos.
Benefícios da inteligência artificial no recrutamento de profissionais
Eficiência na escolha
A inteligência artificial recorre aos filtros pré-estabelecidos que vão em busca de dados e informações oferecidas pelos usuários, aumentando incrivelmente as chances de alcançar o profissional certo para a vaga.
As equipes de aquisição de talento, nesse sentido, ganha um novo aliado para tomar melhores decisões baseadas em dados.
A Embraer, por exemplo, tem relatos de diversas experiências positivas por meio das ferramentas de inteligência artificial para recrutamento e seleção.
Segundo o vice-presidente de pessoas, Carlos Alberto Griner, a assertividade na contratação de estagiários passou de 20% para 70%. Ele exemplifica, inclusive, a contratação de um jovem vindo do interior de Minas Gerais que apresentava 99% de afinidade com a cultura da empresa.
Isso mostra que aliar o capital humano à recursos de inteligência artificial permite alcançar resultados extraordinários.
Redução de custos
A inteligência artificial permite a redução de custos de papelaria, seja para a impressão dos antigos formulários ou para a impressão dos currículos dos colaboradores.
As funcionalidades dessas ferramentas também permitem que os candidatos passem por filtros virtuais, diminuindo a necessidade de deslocamentos desnecessários para o candidato. Os sistemas de IA oferecem uma organização digital completa para agendamentos de entrevistas utilizando, inclusive, videoconferências.
Por último, a precisão da inteligência artificial durante a contratação aumenta a satisfação de todos envolvidos, consequentemente, também diminuição com o índice de turnover. Ou seja, a empresa economiza gastos evitando novos processos de contratação, treinamento e desligamento.
Redução de tempo
A inteligência artificial aplica filtros e seleções em uma velocidade impossível para a capacidade humana. A automação de tarefas burocráticas e a análise de dados em massa permitem que centenas ou milhares de currículos sejam analisados conforme critérios específicos definidos pelos recrutadores.
Um bom exemplo vem da Atento, empresa de call center que faz em média 4 mil contratações por mês. Com a adoção da inteligência artificial, a empresa reduziu o período necessário para finalizar o processo de admissão, que antes demandava até 7 dias e agora pode ser realizado em 36 horas.
Ou seja, a redução do trabalho operacional é evidente e isso que resulta em ganhos de tempo e agilidade para que os profissionais do RH foquem em questões mais estratégicas.
Satisfação do candidato
Alguns candidatos desistem dos processos devido a problemas comuns em etapas de seleção realizados manualmente.
Processos demasiadamente longos, falta de confirmações sobre candidaturas e avanços para as próximas fases, além de interação difícil com o recrutador, estão entre os principais pontos.
Com a ajuda da inteligência artificial, é possível que os profissionais de aquisição de talentos abordem o profissional de maneira mais rápida, garantindo o devido envolvimento e entusiasmo do candidato até o final.
Vale lembrar que os candidatos podem relatar as experiências de candidatura e entrevista em diversas plataformas de avaliação, fator diretamente associado à imagem da empresa e atração de talentos.

A importância das relações interpessoais nesse novo cenário
A inteligência artificial realmente veio para evoluir os processos de recrutamento e seleção, beneficiando o RH e toda a empresa a partir de vantagens inegáveis.
Contudo, isso não quer dizer que o profissional de aquisição de talento tenha sua importância minimizada. Além da necessidade de customizar os filtros que buscam os candidatos, o “olho no olho” continua tendo muito valor para perceber o comportamento humano do candidato, bem como suas soft skills.
A junção da expertise e sensibilidade do recrutador com a inteligência e eficiência da inteligência artificial só tem a oferecer ganhos para que a empresa tenha consigo os melhores talentos do mercado.
E foi pensando nessa combinação que a Conquest One criou um sistema de hunting para encontrar os melhores profissionais de TI do país.
Com duas décadas de experiências, a empresa conta com uma equipe de talent acquisition especializada em TI que trabalha com tecnologias de hunting para refinar processos aplicar e metodologias assertivas. Os resultados são candidatos que correspondem não só às habilidades exigidas pelas vagas, como também se adequam mais rapidamente à cultura da empresa.
Confira alguns dos motivos para o seu RH contar com a Conquest One:
- Atuação do Hunting ao Outsourcing;
- Uso de big data para localizar os principais talentos;
- Uso de chatbots para agilizar processos do processo seletivo;
- Aplicação de testes customizados pelo cliente;
- Eleita oito vezesconsecutivas pelo Instituto Great Place To Work como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar em TI.
Acesse agora mesmo nossa página, descubra mais vantagens do nosso processo de hunting com inteligência artificial e converse com nossos consultores.