O provisionamento em nuvem, a Internet das coisas (IoT), os pagamentos e a programação do Node.js são apenas alguns dos casos de uso para essas ferramentas de software livre.
A Fundação JS é o lar de proeminentes projetos JavaScript de código aberto, mais notavelmente a popular biblioteca jQuery JavaScript. Mas também tem esforços de baixo perfil dos quais os desenvolvedores podem se beneficiar, para uma variedade de usos, como provisionamento em nuvem, internet das coisas (IoT), pagamentos e programação do Node.js.
Aqui estão seis que você deveria saber.
Architect (.arc)
O projeto Architect, também conhecido como .arc, fornece um manifesto em texto sem formatação para definir a infraestrutura em nuvem, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na lógica de negócios no Amazon Web Services. Os desenvolvedores podem usá-lo para configurar um aplicativo para ser executado no serviço em nuvem do AWS Lambda . O objetivo do arquiteto é permitir que os desenvolvedores se familiarizem com a computação sem servidor em poucos minutos, permitindo o provisionamento rápido. Com o Architect, o gerenciador de pacotes do NPX para o NPM é usado para gerar código local e configurar e provisionar a infraestrutura da nuvem a partir do manifesto do Architect.
Atualmente, ele trabalha com programas JavaScript, mas o Architect pode um dia trabalhar com programas Python e Go também. A tecnologia também pode ser expandida para funcionar em outras nuvens, como o Microsoft Azure.
Interledger.js
O Interledger.js é uma implementação de referência em JavaScript da pilha de protocolos Interledger do World Wide Web Consortium, para enviar pagamentos em todos os tipos de registros, desde carteiras digitais e sistemas de pagamento nacionais até blockchains. A intenção é facilitar a transação de negócios, independentemente do local ou da moeda.
Com o Interledger, os conectores são usados para rotear pagamentos em ledgers. As transferências condicionais, usando contratos bloqueados por tempo de hash (HTLs), garantem pagamentos multi-lo, para que os fundos não sejam perdidos ou roubados.
Intern
Essa pilha de teste permite que você escreva casos de teste para bibliotecas e aplicativos JavaScript e TypeScript. Descrito como minimamente prescritivo, Intern impõe um conjunto básico de práticas recomendadas destinadas a garantir que os testes permaneçam sustentáveis ao longo do tempo.
O estagiário tem uma arquitetura que permite aos desenvolvedores escrever interfaces de teste, executores e repórteres para influenciar como os testes são executados e integrados a um ambiente de codificação existente.
Os testes podem ser executados em plataformas, incluindo BrowserStack, Sauce Labs e Selenium, com testes executados a partir do navegador, em Node.js ou em outros navegadores e plataformas com o executor de testes Intern. O estagiário também se integra aos sistemas CI / CD, como Jenkins e TravisCI, e vem com tarefas do Grunt, para que ele possa ser adicionado aos fluxos de trabalho do Grunt.
JerryScript
JerryScript é um mecanismo JavaScript leve para dispositivos IoT. Desenvolvido pela Samsung, ele roda em microcontroladores com capacidade limitada de RAM e ROM. O mecanismo suporta compilação e execução no dispositivo e permite o acesso a periféricos. Outros recursos incluem:
- Conformidade com ECMAScript 5.1.
- Um tamanho binário de 160K quando compilado para o conjunto de instruções ARM Thumb-2.
- Otimização para baixo consumo de memória.
- API AC que se destina a ser fácil de incorporar em aplicativos.
Componentes do JerryScript incluem um analisador e uma VM. O analisador converte o código fonte do JavaScript em bytecode sem construir e abstrair a árvore de sintaxe. A VM executa instruções de código de bytes.
Node-Red
Fundado pela IBM, o projeto Node-Red fornece um ambiente de programação baseado em fluxo construído em Node.js e usado principalmente em aplicativos IoT. Ele fornece uma ferramenta para conectar dispositivos, APIs e serviços online. Também apresentados no Node.Red são:
- Um editor baseado em navegador para fluxos de fiação.
- Um recurso para criar funções JavaScript no editor.
- Funções, modelos e fluxos podem ser salvos para reutilização por meio de uma biblioteca interna.
- Fluxos que podem ser armazenados usando JSON, que podem ser importados e exportados para compartilhamento.
O Node-Red suporta dispositivos como o Raspberry Pi e o BealgleBone Black, e pode ser executado no Docker. Ele também está disponível na nuvem do Amazon Web Services e como um aplicativo clichê no IBM Cloud.
Webhint
Essa ferramenta de linting para a Web ajuda na acessibilidade, velocidade e segurança de um site, verificando o código de práticas recomendadas e erros comuns.
Inicialmente desenvolvido pela equipe de navegadores Edge da Microsoft, o Webhint atualmente está limitado a suportar os navegadores Chrome e Edge. Suporte para o Firefox é planejado. Os desenvolvedores podem desenvolver conectores para o Webhint, para adicionar suporte ao navegador.
Ele também suporta a implementação JDSDOM dos padrões WHATWG DOM e HTML, para uso com o Node.js.
Fonte: https://www.infoworld.com/