Se você está sempre pesquisando e estudando o universo de TI, certamente ouviu falar nas APIs.

Elas são exemplos do quanto a automação é importante para as mais diferentes necessidades e o quanto a tecnologia vem se desenvolvendo para oferecer mais eficiência aos profissionais da área, reduzindo o trabalho manual e aumentando a produtividade.

Para entender melhor o surgimento das API, suas aplicações e algumas de suas principais tendências preparamos um artigo recheado de informações. Confira!

Como as APIs surgiram?

O sistema de APIs, como é conhecido atualmente, surgiu por volta dos anos 2000, nos Estados Unidos. Naquela época, grandes empresas já apostavam nessa solução de protocolo aberto para oferecer facilidades aos usuários.

Gigantes, como Salesforce, Ebay, Amazon e Twitter, já entendiam que as APIs ofereciam excelentes possibilidades de expandir os negócios integrando diferentes interfaces.

A Salesforce oferecia uma solução de automação de vendas, em que equipes externas poderiam acessar dados que apoiassem suas tomadas de decisões de acordo com seus objetivos.

A Ebay usou APIs para padronizar as integrações dentro da plataforma, facilitando o trabalho de parceiros e desenvolvedores. A Amazon fez um trabalho semelhante e colheu ótimos frutos.

Já o Twitter usou APIs para dar aos usuários a chance de compartilhar seus conteúdos preferidos em outras plataformas.

. Veja também: Liderança Officeless: como gerenciar suas equipes remotas de tecnologia.

Qual a importância das APIs?

A importância das APIs é grande para empresas e usuários, que se beneficiam das soluções complementares em ferramentas já desenvolvidas.

No ambiente corporativo, o uso de APIs pode proporcionar maior automação de sistemas, otimizando incrivelmente o dia a dia. Nos casos de atendimento, por exemplo, elas podem compilar uma série de informações em formato de FAQ que ajude os clientes e parceiros 24 horas por dia.

Já as campanhas de marketing podem se beneficiar com o rápido disparo de SMS integrados a diferentes plataformas, com a vantagem de realizar leituras de análises que indicam oportunidades de aprimorar uma estratégia, corrigir erros e alcançar melhores resultados.

Por fim, para os desenvolvedores, essas interfaces de integração permitem que outros sistemas se conectem ao produto desenvolvido. Pensando em uma plataforma de comércio, será possível oferecer um espaço para ofertas de seus produtos nos marketplaces que mais lhe interessam.

Aplicações de APIs no mercado

Existem inúmeras possibilidades de integração com APIs. Confira algumas das principais por tipo de uso:

APIs de Pagamentos

  • Paypal
  • Cielo
  • PagSeguro
  • Iugu
  • Gerencianet

Redes sociais

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

Nesse caso, as APIs podem obter informações dos funcionários, ser opção de login rápido em determinados sites, entre outros.

API para WhatsApp

Permite a comunicação instantânea com a plataforma que garante 98% das mensagens entregues. Por meio de uma API, é possível enviar lembretes, cobranças, informar status de compras, vender produtos, entre outras possibilidades que a aplicação traz.

Quais são as principais APIs do dia a dia?

Confira as APIs mais utilizadas pelos brasileiros no dia a dia:

Uber/Facebook

O Facebook é um app presente em praticamente qualquer smartphone e, como oferece a opção de login de outros aplicativos por meio de sua API, possibilita que o usuário faça o devido cadastro sem precisar sair da plataforma. E o acesso ao app Uber é um ótimo exemplo disso.

Se para os usuários existe a vantagem de login seguro sem precisar relembrar senhas diferentes, para o Facebook fica a vantagem de coletar mais dados pessoais de seus usuários.

Google Maps/Sites de hospedagens

Por meio da API do Google Maps, os donos de hotéis podem sinalizar mais facilmente aos hóspedes como eles podem chegar ao local. E como isso é feito na própria página do hotel, reduz as possibilidades de o usuário largar a navegação.

Ifood/App de cartão de crédito

Outro bom exemplo é o uso do Ifood para validar compras por meio de cartão de crédito sem precisar sair da aplicação. Basta registrar os dados cadastrados para que a compra seja realizada por meio do API. Simples, rápido e ajuda a agilizar o lanche.

Tendências em APIs para os próximos anos

De fato, as APIs estão mais presentes do que nunca. Google, Facebook, Amazon e outras gigantes em tecnologia já dependem desses sistemas para fornecer uma melhor experiência aos seus usuários.

Ciente disso, abaixo separamos algumas das principais tendências que estão impulsionando essa solução emergente no mercado de TI.

Sincronização de dados em tempo real

O mercado consumidor na era digital é cada vez mais “on-demand”, e isso não significa apenas escolher uma série ou música a hora que quiser. Todo consumo de serviços ou produtos, sejam eles digitais ou físicos, tende a ser sob demanda no futuro.

Nesse contexto, a sincronização de informações em tempo real é aspecto fundamental para entender as especificidades de cada consumidor. As APIs, portanto, devem assumir o papel de armazenar e conectar ações a fim de gerar relatórios e notificações a todos os envolvidos no uso de um sistema.

Comunicação omnichannel

Omnichannel é outra palavra da moda no ambiente empresarial, e que diz respeito à capacidade de acompanhar e se comunicar com seu consumidor em todos os canais, de maneira integrada. Essa conexão entre diferentes ambientes de um mesmo sistema já é um ponto chave para qualquer projeto de desenvolvimento moderno.

Dessa forma, os especialistas em TI responsáveis devem preparar suas APIs e arquitetura da informação para lidar com a escala de interações nas diferentes versões de uma mesma aplicação. Assim, poderão proporcionar uma comunicação unificada entre os diferentes bancos de dados alimentados.

API as a Service

Dentro da modalidade SaaS, que já vem ganhando muita força dentro do ambiente de TI, a “API como um serviço” assume papel importante também. Isso porque, ao mesmo tempo que permite as interações necessárias entre os sistemas, ela ajuda a reduzir custos operacionais e de infraestrutura para a criação e execução do software.

A oferta SaaS em APIs fornece a escalabilidade tão desejada por pequenas e grandes empresas para a comunicação entre seus serviços. E isso, além de otimizar custos, ajuda a proporcionar uma melhor experiência ao usuário final.

Utilização de tecnologias emergentes

O mercado de TI não é estático, por isso o desenvolvimento de APIs também precisa acompanhar as tendências desse setor. A era digital nos apresentou soluções inteligentes que vão fazer cada vez mais parte do nosso cotidiano.

Para se manter relevante, portanto, as empresas devem pensar na utilização de APIs integrado às tecnologias como IA, IoT, machine learning, blockchain e muito mais. Inclusive, são esses recursos que contribuirão para a comunicação omnichannel entre as versões de uma mesma aplicação.

. Veja também: O que é sistema CVE e qual sua importância para o mercado de tecnologia da informação?

Faça da TI sua profissão: faça parte do banco de talentos da CQ1

Estudar, discutir e mergulhar no universo de TI é o que você quer como profissão? Então a Conquest One tem a oportunidade ideal à sua espera.

Parceira das principais empresas do país, a CQ1 oferece oportunidades de grandes empresas que podem mudar completamente sua carreira. Cadastre-se agora mesmo no banco de talentos e agarre as oportunidades. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Not found Skip to content