Se o trabalho remoto já era uma grande tendência anos antes da pandemia chegar ao Brasil, hoje, observando a preferência de grandes empresas e boa parte dos profissionais do mercado, já é possível afirmar que ele veio mesmo para ficar.
Segundo um levantamento da Robert Half, que entrevistou 800 colaboradores no Brasil, 86% dos profissionais desejam trabalhar mais vezes remotamente – mesmo após o fim do isolamento.
A modalidade é defendida também por gestores: a mesma pesquisa indicou que, entre 300 grandes líderes de empresas, 62% apoiam processos seletivos remotos, assim como 74% gostam da ideia de equipes híbridas – ou seja, trabalhando parte do tempo em casa e parte do tempo remotamente.
Mas estar preso ainda à necessidade do presencial pode não ser suficiente para que as empresas mantenham seus talentos. Afinal, por que trabalhar dentro de um escritório, enfrentando trânsito, má alimentação e cansaço, se é possível ter uma qualidade de vida melhor remotamente, sem que isso comprometa a produtividade.
E para que essa transição aconteça, é fundamental ter um bom suporte de tecnologia à disposição para todas as etapas junto ao colaborador – desde novas contratações até a gestão de equipes.
Foi pensando nessa responsabilidade e importância, que trouxemos um conjunto de ferramentas eficientes para possibilitar o trabalho remoto não só a partir do home office, mas de qualquer lugar.
Vale a pena conferir.
A importância das soluções tecnológicas no modelo officeless
Já é possível afirmar que a vida fica, no mínimo, mais difícil sem o uso da tecnologia. E que por todas as comodidades proporcionadas, muita gente já tem o hábito de investigar quais as melhores maneiras de fazer o uso dessas soluções.
E assim é no escritório: o uso do Microsoft Teams para tirar dúvidas ou organizar reuniões, o uso do drive em nuvem para criar documentos colaborativos e a manipulação de tantas outras soluções que aceleram a produtividade, pode ser sempre objeto de estudos para aprimorar ainda mais seus usos.
A verdade é que com a migração para o ambiente remoto, essas mesmas ferramentas ficaram indispensáveis para manter o alto nível de produtividade. Inclusive, depois das devidas adaptações, esse formato de trabalho não só se mostrou muito interessante, como também foi fruto de evoluções – como o officeless.
Officeless: a evolução do trabalho remoto.
O conceito officeless transmite a ideia de que o trabalho pode ser realizado a partir de qualquer local que ofereça internet. Ou seja, cafeterias, hubs, coworkings e outros espaços colaborativos.
Com a adoção dessa modalidade, empresas e profissionais só tendem a ganhar:
- As empresas, por não precisarem olhar apenas para grandes cidades em busca de talentos;
- Os profissionais por não precisarem migrar para as grandes cidades em busca de oportunidades.
Ou seja, é um ganho que traz inúmeros benefícios culturais, de expertise e, principalmente, de modernização da empresa em seu mercado, o que gera ganho competitivo.
Soluções indispensáveis para viabilizar o trabalho officeless
Com todos esses pontos, já dá para perceber o quanto a tecnologia precisa ser reconhecida por gestores como indispensável. E nesse contexto, vale entender os tipos de soluções mais importantes para o formato officeless:
Para a segurança
Oferecer segurança remota é indispensável. Segundo dados da SonicWall, consultoria americana especializada em proteção digital, o Brasil é o quinto país do mundo que mais sofre com ataques cibernéticos.
Soluções como a VPN e softwares de proteção utilizados nos dispositivos para o trabalho à distância precisam ser uma regra. Nesse sentido, vale a pena contar com grandes fabricantes, como Cisco e Microsoft, para garantir uma colaboração segura, em que só pessoas autorizadas tem acesso às informações confidenciais.
Para a gestão
Com os colaboradores atuando remotamente, é fundamental contar com soluções de gestão para organizar, direcionar e avaliar os níveis de entregas em equipes ou individuais. É assim que o trabalho precisa ser mensurado – e não por meio de vigilância constante.
Logo, aplicativos de controle de tarefas, como trello, asana ou runrun.it são ótimas opções. Eles oferecem acompanhamento via desktop ou mobile, indicando relatórios completos sobre os tipos de atividades, entregas, gargalos e possíveis correções.
Para a contratação
Graças ao trabalho remoto, não há mais barreiras relacionadas à distância para impedir a contratação de talentos que estejam em cidades diferentes da sede da empresa.
Com isso, soluções para análise de currículos, testes e entrevistas online são importantíssimas. Essas ferramentas, diante desse novo contexto, passam a ser indispensáveis na atração e classificação para diferentes níveis de profissionais. Assim, a empresa reduz o tempo na busca e contratação, alcançando maior assertividade.
Qual o papel das soluções de recrutamento nesse contexto?
Essas e outras ferramentas precisam ser sempre consideradas para resolver questões de comunicação e gestão com os colaboradores alocados nas empresas, mas, principalmente, para garantir colaboração remota eficiente.
É com o devido treinamento no uso dessas ferramentas, bem como de questões relacionadas às contratações que sigam o fit cultural, que a empresa se beneficiará da liberdade geográfica nas contratações e gestão.
Sem preocupações com a distância, crescem as oportunidades de a empresa encontrar os candidatos que têm as combinações perfeitas de soft e hard skills.
Essa modalidade de contratação é defendida, por exemplo, por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, ele defendeu:
“Quando você limita a contratação a pessoas que vivem nas poucas grandes cidades do mundo, ou que estão dispostas a se mudar, isso elimina muitos candidatos que vivem em comunidades menores, têm origens diferentes, têm perspectivas diferentes.”
Não à toa, o Facebook definiu que o trabalho remoto será a principal modalidade da empresa nos próximos 10 anos.
Mais além, estão empresas como o Twitter, a XP, a Petrobrás, entre outras, que deram como definitivo a modalidade remota entre os colaboradores.
Portanto, com a chegada definitiva do trabalho remoto, o officeless passou a ser a principal tendência no mundo em que as relações corporativas precisam abandonar costumes ultrapassados, vindos ainda da revolução industrial.
Olhar e estudar essas tendências será fundamental para que a empresa dê um passo à frente e evite ficar definitivamente para trás.
Como a CQ1 pode contribuir na formação e gestão de equipes officeless
Principal empresa de recrutamento, gestão e treinamento de talentos que atuam com tecnologia no país, a Conquest One oferece soluções sob medida para empresas que precisam contratar profissionais e gerir equipes.
Seja para projetos pontuais ou definitivos, a CQ1 conta com uma base de talentos que são analisados e qualificados pela combinação entre Inteligência Artificial e curadoria de grandes especialistas de RH.
Por meio de avaliações, a CQ1 consegue, em pouco tempo, identificar quais são os colaboradores que melhor se enquadram no fit cultural e expertise técnica demandados pelas empresas. Tudo isso, a partir de um banco de talentos presentes em diversas regiões do Brasil e em mais de 22 países.
A Conquest One ainda oferece treinamentos para manter os profissionais atualizados e soluções de gestão remota por meio do aplicativo Sense One, que oferece relatórios completos sobre as atividades desenvolvidas.
Tudo isso faz com que nos tornemos a parceira ideal para preparar sua empresa para o novo mundo do officeless. Confira nossas soluções e converse agora mesmo com um especialista!