Boas práticas na utilização de web services são essenciais para obter bons resultados com a utilização de recursos como REST e SOAP. Esse é um aspecto que deve ser levado em consideração pelos desenvolvedores na hora de criar aplicações que possam funcionar em diversas plataformas.
Afinal, a integração de dados é uma iniciativa que está sendo cada vez mais valorizada no segmento de TI, uma vez que as organizações buscam sistemas com elevado índice de eficiência e com grande capacidade de trocarem informações entre si.
Um acesso mais centralizado e prático aos dados tem sido uma das principais metas das companhias na conjuntura atual. Isso ocorre em virtude de as informações atualizadas e corretas terem um grande peso nas decisões.
Neste artigo, vamos abordar diversos fatores relacionados com as ferramentas REST e SOAP, com a intenção de te ajudar a utilizá-las de maneira adequada e estratégica. Confira!
O que é REST API?
Pode ser denominada como uma API destinada a serviços de web, pois se baseiam em URIs (Uniform Resource Identifier), ou seja, em uma URL bem específica com protocolo HTTP e o uso para ter um formato de dados altamente compatível com os navegadores.
Podem ser criadas APIs REST com baixo ou elevado grau de complexidade. Isso vai depender de como estão inseridas e elaboradas nos projetos. Esse modelo de aplicação pode ser usado para diversas finalidades que abrangem a compatibilidade do navegador, padrões de segurança, limite para uso de alguns recursos, integração de dados e escalabilidade.
Em outras palavras, a REST API pode englobar várias funcionalidades relacionadas com a serviços da web. Por isso, é necessário que os desenvolvedores tenham uma visão sobre o potencial dessa ferramenta.
O que é SOAP?
Tem como característica marcante estabelecer um padrão de comunicação entre o cliente e o servidor para a troca de mensagens em XML, por exemplo. Essa medida possibilita que sejam adotados recursos mais robustos relacionados com a segurança, transações e conformidade com os parâmetros Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade (ACID).
Em geral, os aplicativos corporativos são desenvolvidos por uma API SOAP em virtude de buscarem um maior nível de proteção de dados. Isso é bastante comum em apps para bancos, que são bastante visados pelos cibercriminosos.
Como você já tem uma maior noção de REST e SOAP, vamos abordar aspectos que os diferenciam no próximo tópico.
7 principais diferenças entre REST e SOAP
Ao desenvolver uma solução tecnológica, é fundamental ter a dimensão dos recursos ideais para cada contexto. Em virtude disso, vamos apontar 7 diferenças entre REST e SOAP na tabela abaixo. Em seguida, vamos explicá-las de maneira detalhada. Acompanhe!
DIFERENÇAS ENTRE REST E SOAP | |
REST | SOAP |
Operações reduzidas com vários recursos | Diversas operações com recursos escassos |
Foco na escalabilidade e no rendimento em larga escala | Prioriza o design de aplicativos distribuídos |
Quantidade maior de protocolos | Uso mais restrito de protocolos |
Uso mais didático do XML | Aplicação mais robusta do esquema XML |
Modelo síncrono para troca de mensagens | Modelo síncrono e assíncrono |
Adoção de protocolo web de segurança | Mais foco na segurança WS |
Uso da comunicação ponta a ponta segura | Prioriza a origem segura para comunicação de destino |
1.Recursos nas operações
O REST se caracteriza por uma quantidade de ações reduzidas, mas que podem requisitar uma série de recursos de acordo com a demanda. Por outro lado, o SOAP tem uma abrangência maior de iniciativas, sendo que o número de opções para realizá-las é inferior se compararmos com API REST.
2. Estilos de desempenho
É válido destacar que a escalabilidade e o rendimento em larga escala são aspectos que marcam o REST. Caso for optar pelo SOAP, a recomendação é analisar a necessidade de ter um foco no design dos aplicativos. A usabilidade, inegavelmente, é peça-chave para um app ser bem avaliado.
3. Uso dos protocolos
Ao apostar no REST para implantar aplicações na web, é possível contar com uma gama ampla de protocolos, como o HTTP GET, HTTP DEL, HTTP PUT e o HTTP POST, por exemplo. Com relação ao SOAP, o desenvolvedor tem como opções os protocolos SMTP, MQ E HTTP POST.
4. Padrões de exibição de conteúdo
REST e SOAP utilizam o XML para estabelecer os padrões e estilos de exibição de conteúdo em um documento. Em outras palavras, adotam esse recurso para estabelecer como uma mensagem vai ser visualizada em uma tela ou como será a distribuição dos dados.
Vale mencionar que no REST o uso do XML tem um caráter autoexplicativo. No SOAP, a utilização desse recurso se baseia em uma tipagem forte. São diferenças que devem ser observadas pelos desenvolvedores com muita atenção.
5. Estilo de troca de mensagens
Com relação ao formato de troca de mensagens, REST e SOAP adotam padrões diferentes de funcionamento. No primeiro, o processo funciona apenas de maneira síncrona permitindo a comunicação simultânea. Já o SOAP permite os modelos síncrono e assíncrono, em que cada atividade é feita por vez.
6. Segurança
As aplicações web necessitam priorizar a proteção dos dados, porque os hackers estão empregando técnicas cada vez mais sofisticadas para o roubo de informações. Esse aspecto não pode ser ignorado pelos desenvolvedores em nenhuma hipótese. No caso do REST, o protocolo de segurança das aplicações é o HTTPS. Já o SOAP adota o padrão de segurança WS.
7. Comunicação
O fluxo de dados das aplicações web requer um cuidado especial. Em virtude disso, a REST aposta na comunicação segura de ponta a ponta. Já o SOAP prioriza a origem segura para a comunicação de destino.
Quando usar cada uma das APIs?
Conhecer as diferenças entre REST e SOAP é um fator relevante para o bom trabalho dos profissionais de TI. Com a intenção de mostrar isso com mais clareza, vamos apontar os momentos mais adequados para utilizar cada um desses recursos e inovar. Veja!
REST
É mais apropriado quando os recursos de banda são mais limitados, porque essa API trabalha com conteúdos mais leves. Ela também é indicada em ocasiões em que as mensagens não precisem passar por modificações constantes.
Caso necessite usar o cache para armazenar dados da navegação dos usuários, o REST é uma excelente alternativa para viabilizar o armazenamento dessas informações.
SOAP
Quando o fluxo de dados exige um nível de segurança bastante acima da média, o SOAP é uma opção bastante indicada. Se houver a necessidade de uma comunicação mais formal entre o cliente e o servidor, essa API pode ser empregada com facilidade.
Caso o aplicativo apresente um requisito ligado à manutenção de estado de uma solicitação para outra, uma opção viável é o SOAP 1.2 que possui a estrutura WS * para suportar os parâmetros estipulados.
Faça parte do banco de talentos da CQ1
Estar por dentro das principais atividades estratégicas de TI, como o gerenciamento de APIs, é um passo fundamental para se destacar no mercado.
Mas, além disso, é preciso estar no lugar certo para as melhores oportunidades. E no Brasil, a Conquest One é a principal plataforma para os profissionais de TI chegarem às grandes empresas.
Eleita como Great Place to Work, a CQ1 reúne tudo o que possibilita aprimorar a carreira: cursos de formação, reciclagem e gerenciamento profissional inteligente.
Cadastre-se agora mesmo na plataforma e fique mais perto das suas conquistas.