Recrutamento para empresas de TI: como obter sucesso?

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes para empresas que almejam crescer e se fortalecer. Nada melhor, afinal, do que contar com profissionais habilidosos e capacitados para alcançar os resultados.

Na área de TI, porém, o assunto ganha ainda mais destaque, fazendo com que o departamento de RH quebre a cabeça. Seja esta uma atividade interna, externa ou mista, é preciso muito cuidado e atenção para selecionar o melhor candidato.

Segundo Relatório Setorial 2020 Macrossetor de TIC da BRASSCOM, mais de 70 mil trabalhadores devem ser contratados até 2024, o que confirma a demanda do mercado.

Para entender melhor como funciona o recrutamento para a área de TI, confira o texto abaixo. Nele, poderá compreender melhor as etapas desse processo, bem como sua importância e boas práticas.

Funil do processo de recrutamento e seleção

Na hora de iniciar o recrutamento, o mais indicado é seguir as etapas do funil de seleção para profissionais de TI. Essa é uma prática comum e que traz resultados interessantes para as empresas que a aplicam.

Para isso, segue a lógica de iniciar com uma grande quantidade de opções e, a cada etapa do funil, diminuir os candidatos. Ao final, você terá o profissional de TI ideal para sua empresa. Seus estágios são os seguintes, seguindo o conceito demonstrado na imagem abaixo.

Práticas básicas do processo de recrutamento e seleção

Além de seguir o funil descrito acima, há também algumas dicas interessantes para se atentar na hora do recrutamento. Em especial, elas se referem a profissionais da área de TI, que apresentam características próprias e que devem ser consideradas ao longo do processo.

Por isso, não deixe de:

  • Vender a empresa e a vaga, dando detalhes da rotina e explicando suas necessidades;
  • Utilizar estratégias de avaliação e validação durante a seleção, analisando suas habilidades técnicas e socioemocionais;
  • Ser sincero e simpático, abrir espaço para perguntas e auxiliar o candidato a se expressar da melhor maneira possível;
  • Contar com parceiros que possam te ajudar em todo o processo, da busca dos candidatos à escolha do contratado.

Como realizar o processo de recrutamento e seleção para a área de TI

Dito tudo isso, chega o momento de tirar todas essas informações do papel e transformá-las em ações. Para isso, há toda uma lógica a ser seguida para alcançar seus objetivos e contratar um bom profissional.

Deve-se, portanto, utilizar da técnica do funil de recrutamento e das sugestões, mas também de um conhecimento mais prático.

Alinhar o perfil desejado

Antes de qualquer coisa, se faz necessário compreender qual é o tipo de candidato que interessa à empresa nesse momento. Aqui, devem estar aspectos técnicos a respeito de seu conhecimento, bem como experiência, grau de instrução e tantos outros. Com esse perfil traçado, é mais simples buscar por candidatos que se encaixem nele.

Ainda que trabalhosa, esse á uma atividade que acaba evitando horas de entrevistas sem sentido. Dessa forma, o processo como um todo é mais assertivo e rápido, o que é benéfico tanto para a organização quanto para o profissional. As chances de sucesso também aumentam consideravelmente ao não descartar essa etapa.

Realizar uma boa gestão do processo seletivo

Com o perfil desejado em mãos, chega a hora de iniciar, enfim, o processo de recrutamento e seleção em si. Se faz preciso muita atenção nessa hora, a fim de garantir a escolha perfeita ao final da atividade. Mais do que isso, se utilize do funil mencionado acima e veja os passos a baixo:

1.    Divulgação da oportunidade

Para alcançar bons candidatos, crie uma estratégia de divulgação do recrutamento. Com esse fim, utilize sites especializadas, plataformas de parceiros e até mesmo endomarketing. Com mais candidatos, você possui mais chances de encontrar o talento que se encaixe no perfil pré-estabelecido.

2.    Triagem dos candidatos

Em posse de todos os currículos recebidos, é hora de fazer uma triagem inicial, retirando assim os que se afastam demais do perfil. Em geral, os excluídos nessa fase são aqueles que não preenchem os requisitos mínimos para participar do processo de seleção. Assim, de nada adianta concorrerem à vaga.

3.    Entrevista com DHO

A primeira entrevista deve ser realizada com DHO — Desenvolvimento Humano e Organizacional. É preciso sempre ter em mente a humanização em relação a cada candidato, a jornada do processo de seleção precisar ser agradável, o tech recruiter deve entender que é uma relação de parceria.

Aqui, recrutadores com formação específica na área de TI avaliarão as habilidades do candidato, domínio das ferramentas e conhecimento do setor.  

4.    Avaliação técnica

Para confirmar esse conhecimento e as habilidades na prática, é preciso realizar uma avaliação. Em geral, são utilizados softwares e metodologias de ponta, com provas bastante customizadas a fim de compreender seu domínio em uma tecnologia ou ferramenta específica. Em especial no setor de TI, essa é uma parte vital do processo de recrutamento.

5.    Entrevista técnica

Com os resultados em mãos, o mais indicado é complementar essa prova com uma entrevista técnica. Aqui, esses conhecimentos e habilidades serão colocados à prova em situações cotidianas da empresa. Para isso, porém, é interessante que o entrevistador tenha passado por um treinamento de recrutamento que o capacite à tarefa.

6.    Dossiê do candidato

Para finalizar o processo, cada candidato que passou por essa jornada terá seu próprio dossiê. Nele, estarão o seu currículo e informações pessoais, bem como os resultados das provas e entrevistas. Basicamente, é um grande resumo que permitirá uma escolha mais assertiva por parte da gestão da companhia.

Saiba como realizar o recrutamento ideal para empresas de TI

Com uma evolução constante, é inegável que o setor de TI é um dos que mais se destacará nos processos de recrutamento dos próximos anos. Não à toa, diversas são as empresas que já investem em técnicas para encontrar os melhores profissionais. O mais indicado para isso, porém, é contar com parceiros que tenham experiência e conhecimento focado nesse mercado.

A Conquest One é uma empresa de Staffing especializada em TI, que oferece a seus clientes soluções que vão de encontro às suas necessidades. Por meio de muita pesquisa, treinamento e trabalho duro, conseguimos encontrar os melhores profissionais para qualquer companhia.

Do hunting ao outsourcing de TI, possuímos um menu de possibilidades ligadas ao tema. Junte a isso a expertise de anos de trabalho e temos a melhor solução para empresas e profissionais de TI.

Precisa de ajuda com esse tema? Entre em contato com a Conquest One para entender como funciona e encontrar os melhores profissionais de TI!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Not found Skip to content