Sete ferramentas para criar uma cultura eficiente de DevOps

A programação da empresa permanece em conflito com a operação? Já passou da hora de solucionar esse problema, e essas sete ferramentas podem ajudar.  

Com os DevOps, as brigas entre programação e operação estão acabando. Mais ainda com a ajuda dessas soluções.

A produção de códigos nunca era rápida o suficiente enquanto os encarregados de manter os servidores rodando suavemente se irritavam com o ritmo do trabalho, com os processos e com os requerimentos. Mas foi-se o tempo que desenvolvedores e times de operação viviam em conflito.

Desde o advento da DevOps (desenvolvimento e operação), essas frentes de batalha vem sendo pacificadas, muito graças a ferramentas que surgiram para preencher lacunas.

São soluções que oferecem serviços que vão desde o gerenciamento de configuração até a portabilidade de aplicativos. Aqui estão algumas ferramentas de destaque e que chamam a atenção para o tema dentro das organizações nos dias de hoje.

Atlas

A ferramenta recentemente introduzida pela HashiCorp provê visibilidade da infraestrutura, incluindo servidores, contêineres e máquinas virtuais, adicionando também configurações de gerenciamento e de serviços. Construído sobre projetos open source abertos como Vagrant, Packer, Serf, Consul e Terraform, o Atlas permite criar através de uma variedade de serviços cloud, como AWS, Google Compute Engine, Azure e OpenStack, além de prover um painel de controle de desenvolvimento, entrega e manutenção de aplicações. Versões instaladas devem ser lançadas ao longo de 2015.

Chef

Trata-se de um framework para sistemas e infraestruturas em nuvem que automatizam a construção, entrega e gerenciamento de infras por meio de scripts curtos e repetíveis chamados “receitas” (recipe). O verdadeiro poder do Chef talvez sejam seus módulos de configurações plugáveis (conhecidos como cookbooks). Existem aproximadamente 2 mil dessas facilidades disponíveis na comunidade dedicada a ferramenta.

Docker

Docker traz portabilidade a aplicações colocando-as em contêineres tecnológicos, onde os sistemas rodam em unidades autoempacotadas que podem ser movidas através de diferentes plataformas. Composto do Docker Engine, que confere leveza no tempo de processamento e empacotamento das ferramentas, e do Docker Hub, serviço em nuvem para compartilhamento de aplicações e automação de fluxo de trabalho.

Puppet

O Puppet Enterprise, do Puppet Labs, oferece orquestração de data center através da automatização, configuração e gerenciamento de máquinas e softwares. Em sua versão 3.7, apresentou um recurso de Apps, direcionado construção de aplicações para automação de tecnologia, incluindo soluções para gestão de um grande número de sistemas que mudam com frequente.

SaltStack

A ferramenta prove gerenciamento para automação de dados, provisionamento de servidores, construção de nuvens e configuração de aplicações. Ferramenta de automatização de infraestrutura em nuvem por evento que pode mecanizar tarefas dentro dos fluxos em uma abordagem que facilita desenvolvedores e aplicações.

ScriptRock GuardRail

GuardRail oferece configuração de monitoramento, com continua observação dos estados da máquina, podendo ajudar usuários para que assegurem seus ambientes de produção.

Splunk

Splunk é uma ferramenta para encontrar e resolver questões em tempo real através do ciclo de vida da aplicação, permitindo que os desenvolvedores visualizem dados em ambientes de produção sem acesso a máquinas produtivas. A tecnologia permite que seus usuários abracem processos devosp, incluindo continua integração e entrega de ferramentas.

Fonte: http://computerworld.com.br/tecnologia/2015/01/30/7-ferramentas-para-criar-uma-cultura-de-devops-correta

Not found

Regulamento 2022
Termo de Regulamento da Campanha CQ1 Refer2Gain

1. O Programa
O CQ1 Refer2Gain é a campanha da Conquest One que recompensa pessoas que contribuem com a missão de conectar talentos1 de tecnologia com as melhores oportunidades em todo o mundo.


2. Regras Gerais
Objetivo
A campanha tem como objetivo reconhecer e recompensar as pessoas participantes pelas seguintes ações:
• Quando a pessoa participante se auto cadastrar na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a pessoa participante indicar talentos de tecnologia para se cadastrarem na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a Conquest One contratar talentos indicados pela pessoa participante.

Inscrição
• Para se registrar na campanha de Indicação, a inscrição deve ser feita na página https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain e para que esta seja válida a pessoa interessada deverá realizar todas as etapas de autenticação. A Conquest One irá rejeitar a tentativa de cadastro caso já exista algum perfil vigente associado à pessoa, ou ainda, se identificada a tentativa de quaisquer práticas fraudulentas.
• A Conquest One se reserva ao direito de excluir a pessoa participante do programa a seu exclusivo critério, imediatamente e sem aviso sempre que for praticada pelo participante qualquer violação as regras aqui dispostas.
1 Talentos: Qualquer profissional ou pessoa prestadora de serviço.
• Após se cadastrar a pessoa participante tem ciência do regulamento para participar e autoriza o envio de e-mails, ligações telefônicas ou mensagens curtas de texto (SMS e aplicativos) relacionadas estritamente com a campanha.

Indicação
• Após a confirmação do cadastro, a Pessoa Participante já estará apta a realizar indicações compartilhando seu código único de validação2, através de um link para a página de indicação ou informando o e-mail do talento indicado.
• O talento indicado recebera um link, o qual deverá acessar e realizar o cadastro na plataforma CQ1 Talent e informar o código único de validação.
• Para que a indicação seja considerada válida:
o A pessoa indicada, deverá obrigatoriamente informar o código único de validação da pessoa indicadora.
o A pessoa indicada deverá preencher pelo menos 80% do cadastro.
• Uma vez cadastrados os talentos indicados ficarão associados a pessoa indicadora e não poderão ser indicados por outras pessoas participantes.
• Não serão consideradas indicações de profissionais para este programa, se elas forem realizadas através de outros meios tais como: verbalmente e/ou via WhatsApp, SMS, e-mail, ou qualquer outro canal que não seja a página oficial da campanha.
• Em caso de fraude ou tentativa de fraude comprovada, a pessoa participante será automaticamente banida da campanha, independente do envio de qualquer comunicação. Considera-se fraude qualquer processo que vise burlar intencionalmente a campanha, de modo que resulte em perdas ou prejuízos para a empresa Organizadora, para outras pessoas participantes, para as empresas parceiras responsáveis pelo resgate de pontos ou qualquer outra empresa ou pessoa envolvidas na execução do Programa.


Recompensa

Ação CQ1 Coins * **
Auto cadastro do Talento Indicado 1
Indicação de cadastro de novo talento 1
Contratação de talento indicado
Nesse caso são atribuídos 50 pontos a pessoa indicadora
e 50 pontos ao talento contratado
50

(*) CQ1 Coins: Pontos atribuídos pelas ações, que podem ser convertidos em criptoativos ou créditos para utilização em plataformas parceiras. (**) Cada CQ1 Coin equivale a um US$1,00.

Regras de Premiação
• Os CQ1 Coins somente serão atribuídos a pessoa participante se o cadastro dela e do talento indicado alcançarem o mínimo de 80% das informações preenchidas.
• A atribuição de pontos pela contratação só ocorrerá:
o Na 1ª Contratação, do talento indicado.
o Após o período de garantia da contratação (3 meses).
o Só serão consideradas válidas as contratações realizadas exclusivamente pela Conquest One, não sendo passíveis de premiação qualquer contratação realizada por empresa terceiras através da plataforma CQ1 Talent.
Resgate dos CQ1 Coins
• A Pessoa Participante será notificada sobre a disponibilização dos CQ1 Coins para resgate.
• O Resgate dos CQ1 Coins poderá ocorrer quando o participante atingir o volume mínimo de 50 CQ1 Coins na plataforma.
• Os CQ1 Coins irão expirar após 1 ano, caso a pessoa participante não realize o resgate.
• É de decisão da pessoa participante converter os CQ1 Coins em criptoativos ou utilizá-los nas plataformas parceiras.
• Após o resgate dos CQ1 Coins as tratativas e regras de utilização são de responsabilidade do parceiro escolhido pela pessoa participante.
• Os CQ1 Coins são intransferíveis e só poderão ser resgatados pela pessoa participante.


3. Modificações
• A Conquest One pode modificar qualquer um dos termos e condições deste regulamento a qualquer momento, a seu exclusivo critério. Nesse caso, as atualizações e ou modificações serão sempre publicadas na página da campanha vigente (https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain) e caberá aos participantes consultar os termos periodicamente.
• Caso a campanha seja encerrada, a pessoa participante continuará com seu perfil ativo na plataforma CQ1 Talent e poderá resgatar o saldo disponível dentro do período de 1 (um) ano, desde que atenda aos requisitos para resgate detalhados no item 2 deste regulamento.
• As modificações podem incluir, mas não se limitam a alterações nos procedimentos de pagamento e nas regras da Campanha de Indicação. Se qualquer modificação for inaceitável para a Pessoa Participante, sua única opção é interromper sua parceria com a Campanha.
• A participação continuada na Campanha de Indicação Refer2Gain após a alteração ou a publicação de um novo termo em nosso site indicará sua concordância com as alterações

Skip to content