Candidate Experience: conheça a importância dessa prática!

É fato que a era digital vem transformando diversos setores ao redor do mundo, e os modelos de seleção de candidatos não ficam muito atrás.  O foco hoje não é mais apenas no processo em si, e sim no profissional! 

Atualmente uma das principais prioridades é a experiência do candidato. Sendo assim, o Candidate Experience é um tema que deve ser fundamental para empresas que desejam atrair talentos.

Afinal, vivemos em um mundo cada dia mais caótico e ágil, onde as pessoas não têm mais o costume e tempo de esperar longos e cansativos processos de recrutamento e seleção. Para a atração de candidatos é preciso ir além das operações internas básicas!

Os processos de seleção da sua empresa apresentam um funil bem delimitado? Todas as etapas do processo foram pensadas na experiência do candidato? Os candidatos recebem devolutivas sobre os processos, mesmo quando não são aprovados?

Se você se identifica com esses questionamentos e quer inovar o Candidate Experience da sua empresa, você chegou no material certo! Conheça mais sobre o tema e entenda qual sua importância – tanto para a empresa, quanto para os seus candidatos.

Vamos juntos?

O que é o Candidate Experience?

Esse termo, nada mais é do que a sua tradução livre para o português: a experiência que um candidato tem com a marca empregadora da sua empresa. Entretanto, esse indicador não mede apenas o impacto durante o recrutamento e seleção.

O Candidate Experience ocorre até o momento da contratação, onde o candidato recebe a proposta e começa seu processo de admissão. Qualquer falha dentro dessa jornada, pode colocar em risco todos os esforços de se construir uma sólida e positiva imagem da empresa para outros candidatos.

Sendo assim, a partir dessa experiência dos candidatos e colaboradores que é construído um outro conceito que também ganhou força nesses últimos tempos: o Employer Branding.

A relação entre Candidate Experience e o Employer Branding

O Employer Branding é o resultado de um conjunto de ações, que visam solidificar uma imagem positiva da empresa como uma marca empregadora. Essas práticas são voltadas para os colaboradores e, posteriormente, divulgadas para o mercado.

A experiência do candidato se inicia com atividades voltadas para a marca empregadora. Afinal, é ela que vai destacar a empresa das demais concorrentes, gerando nas pessoas a paixão inicial e vontade de pertencer a um certo grupo.

Dessa forma, ambos os conceitos se complementam e um não existe sem o outro! Para ter um bom Employer Branding, é preciso investir no Candidate Experience e vice versa.

Ficou mais claro o que é o termo? Agora, entenda porquê trabalhar e melhorar esse tema na empresa!

A importância do Candidate Experience

A experiência do candidato vai muito além! É importante que você pense nos aspirantes à vaga como potenciais clientes do negócio em que você atua.

Quando os processos são bem estruturados e humanizados, por mais que o candidato não seja contratado, ele vai sair com uma ótima impressão da empresa. Além de futuramente tentar novamente, ele irá se tornar um promotor da sua marca empregadora!

Porém, assim como um consumidor insatisfeito, qualquer erro irá fazer com que ele divulgue isso para outras pessoas. E, em um mundo da era digital, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para as empresas.  

Afinal, construir uma reputação é um processo longo e trabalhoso. Porém, para destruí-la basta um erro que poderia ter sido evitado facilmente. Abaixo, listamos algumas práticas que você precisa se atentar para garantir uma excelente performance no seu Candidate Experience. Veja!

Principais falhas que acabam com a experiência do candidato

Aqui, vamos separar alguns dos erros de processos seletivos mais comuns e que diversos RHs ainda comentem. Veja:

  • Processos longos e com muitas etapas: Se você está tendo uma alta taxa de desistência das vagas, está na hora de analisar se o processo não está deveras longo e exaustivo. Sendo assim, as chances se tornam maiores de bons candidatos abandonarem seleções com muitas etapas e de retorno demorado. Avalie: será que é necessário todas essas etapas e testes para essa vaga? Qual o lead time ideal para essa posição?
  • Falta de feedback no processo: Esse é um grande gargalo que pode prejudicar a experiência do seu candidato. Assim, é importante realizar uma devolutiva personalizada para cada candidato, explicando o porquê ele não progrediu para as próximas fases. Mesmo os que não passaram pelo filtro, garanta ao menos um e-mail avisando da sequência do processo.
  • Comunicação pouco humanizada: O primeiro contato que o seu candidato vai ter com a empresa é no processo de seleção. Se ele já sai desse primeiro contato com uma experiência negativa, as chances de ele divulgar essa insatisfação são altas. Isso pode queimar a empresa no mercado e dificultar ainda mais a atrair bons talentos.

Logo, garanta que seus recrutadores possuam treinamentos de habilidades de comunicação. Dessa maneira, o processo se torna mais humanizado!

Candidate Experience: como aplicar as boas práticas?

O RH tem papel fundamental na sua empresa, desde a construção do Employer Branding, até garantir o perfeito funcionamento do Candidate Experience. Afinal, essa área é a porta de entrada da sua empresa e a primeira impressão que os candidatos terão dela!

Abaixo, separamos algumas boas práticas para garantir o sucesso da sua marca empregadora e trazer a melhor experiência para os candidatos:

Papel do RH bem realizado

Além de garantir o básico – atendimento humanizado, acompanhamento do processo e feedbacks – é fundamental que se tenha bem desenhado a otimização desses processos.

Sendo assim, estruture os planos de carreira para as demais áreas do negócio, valorizando inicialmente os talentos que já estão na empresa.

Tenha um processo estruturado e facilitado

Para mitigar os gargalos no processo, é preciso pensar em facilitar ele desde o momento da candidatura até as suas fases finais. Por isso, estruture o funil e tenha ferramentas que garantam um processo simples.

Você sabia que é a etapa do cadastro em que os candidatos tendem a desistir mais facilmente? Se ele for pouco intuitivo, longo e cansativo, a vaga já perderá grandes talentos de cara!

Aposte na comunicação transparente e feedbacks construtivos

Sabemos que o processo seletivo nem sempre é linear. Ele passa por altos e baixos, sofre diversas interferências e ocorrem imprevistos. Mas, isso não é uma justificativa para deixar os candidatos “abandonados”.

Afinal, investir na comunicação franca e transparente, vai gerar confiança na sua empresa e mostrar que vocês se preocupam com o Candidate Experience.

Além disso, como abordamos anteriormente, o feedback não é um luxo, mas sim uma obrigação do recrutador com os candidatos! Crie ações harmônicas em todas as vagas, sempre oferecendo o melhor de sua marca empregadora.

Crie uma experiência que vá fazer com que os candidatos se conectem com a marca

A base do Employer Branding é divulgar quais são os valores e propósitos que a empresa se baseia. Pessoas se conectam com propósitos similares aos que elas acreditam e seguem.

Assim, ao criar essa identidade, você gera uma conexão entre esses candidatos e sua empresa, aumentando o engajamento e a atração do talento certo para o seu negócio.

Uma excelente sugestão para as empresas está na criação de conteúdos que possam auxiliar os candidatos a aprimorarem seus conhecimentos em prol de conquistarem as vagas ofertadas pela companhia.

Dessa forma, divulgar esses materiais através de uma página de blog da própria empresa ou até mesmo ofertados através de cursos de capacitação para jovens estudantes.

O centro do seu processo seletivo deve ser sempre o Candidate Experience!

Ao longo do nosso artigo, visamos deixar mais claro a importância da experiência do candidato e, porque ela deve ser prioridade no seu RH. Porém, sabemos que estruturar toda essa área é um grande desafio, ainda mais com a alta demanda de atividades de cada setor.

Por isso, que tal contar com o parceiro ideal para te ajudar nessa missão? Nós da Conquest One somos especializados em sttafing TI. Isso significa que cuidamos de toda a jornada de um novo talento: desde o recrutamento, seleção, alocação na equipe até o acompanhamento dos profissionais que irão atuar no projeto.

Quer realizar o seu Candidate Experience da melhor maneira possível? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Not found

Regulamento 2022
Termo de Regulamento da Campanha CQ1 Refer2Gain

1. O Programa
O CQ1 Refer2Gain é a campanha da Conquest One que recompensa pessoas que contribuem com a missão de conectar talentos1 de tecnologia com as melhores oportunidades em todo o mundo.


2. Regras Gerais
Objetivo
A campanha tem como objetivo reconhecer e recompensar as pessoas participantes pelas seguintes ações:
• Quando a pessoa participante se auto cadastrar na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a pessoa participante indicar talentos de tecnologia para se cadastrarem na plataforma CQ1 Talent.
• Quando a Conquest One contratar talentos indicados pela pessoa participante.

Inscrição
• Para se registrar na campanha de Indicação, a inscrição deve ser feita na página https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain e para que esta seja válida a pessoa interessada deverá realizar todas as etapas de autenticação. A Conquest One irá rejeitar a tentativa de cadastro caso já exista algum perfil vigente associado à pessoa, ou ainda, se identificada a tentativa de quaisquer práticas fraudulentas.
• A Conquest One se reserva ao direito de excluir a pessoa participante do programa a seu exclusivo critério, imediatamente e sem aviso sempre que for praticada pelo participante qualquer violação as regras aqui dispostas.
1 Talentos: Qualquer profissional ou pessoa prestadora de serviço.
• Após se cadastrar a pessoa participante tem ciência do regulamento para participar e autoriza o envio de e-mails, ligações telefônicas ou mensagens curtas de texto (SMS e aplicativos) relacionadas estritamente com a campanha.

Indicação
• Após a confirmação do cadastro, a Pessoa Participante já estará apta a realizar indicações compartilhando seu código único de validação2, através de um link para a página de indicação ou informando o e-mail do talento indicado.
• O talento indicado recebera um link, o qual deverá acessar e realizar o cadastro na plataforma CQ1 Talent e informar o código único de validação.
• Para que a indicação seja considerada válida:
o A pessoa indicada, deverá obrigatoriamente informar o código único de validação da pessoa indicadora.
o A pessoa indicada deverá preencher pelo menos 80% do cadastro.
• Uma vez cadastrados os talentos indicados ficarão associados a pessoa indicadora e não poderão ser indicados por outras pessoas participantes.
• Não serão consideradas indicações de profissionais para este programa, se elas forem realizadas através de outros meios tais como: verbalmente e/ou via WhatsApp, SMS, e-mail, ou qualquer outro canal que não seja a página oficial da campanha.
• Em caso de fraude ou tentativa de fraude comprovada, a pessoa participante será automaticamente banida da campanha, independente do envio de qualquer comunicação. Considera-se fraude qualquer processo que vise burlar intencionalmente a campanha, de modo que resulte em perdas ou prejuízos para a empresa Organizadora, para outras pessoas participantes, para as empresas parceiras responsáveis pelo resgate de pontos ou qualquer outra empresa ou pessoa envolvidas na execução do Programa.


Recompensa

Ação CQ1 Coins * **
Auto cadastro do Talento Indicado 1
Indicação de cadastro de novo talento 1
Contratação de talento indicado
Nesse caso são atribuídos 50 pontos a pessoa indicadora
e 50 pontos ao talento contratado
50

(*) CQ1 Coins: Pontos atribuídos pelas ações, que podem ser convertidos em criptoativos ou créditos para utilização em plataformas parceiras. (**) Cada CQ1 Coin equivale a um US$1,00.

Regras de Premiação
• Os CQ1 Coins somente serão atribuídos a pessoa participante se o cadastro dela e do talento indicado alcançarem o mínimo de 80% das informações preenchidas.
• A atribuição de pontos pela contratação só ocorrerá:
o Na 1ª Contratação, do talento indicado.
o Após o período de garantia da contratação (3 meses).
o Só serão consideradas válidas as contratações realizadas exclusivamente pela Conquest One, não sendo passíveis de premiação qualquer contratação realizada por empresa terceiras através da plataforma CQ1 Talent.
Resgate dos CQ1 Coins
• A Pessoa Participante será notificada sobre a disponibilização dos CQ1 Coins para resgate.
• O Resgate dos CQ1 Coins poderá ocorrer quando o participante atingir o volume mínimo de 50 CQ1 Coins na plataforma.
• Os CQ1 Coins irão expirar após 1 ano, caso a pessoa participante não realize o resgate.
• É de decisão da pessoa participante converter os CQ1 Coins em criptoativos ou utilizá-los nas plataformas parceiras.
• Após o resgate dos CQ1 Coins as tratativas e regras de utilização são de responsabilidade do parceiro escolhido pela pessoa participante.
• Os CQ1 Coins são intransferíveis e só poderão ser resgatados pela pessoa participante.


3. Modificações
• A Conquest One pode modificar qualquer um dos termos e condições deste regulamento a qualquer momento, a seu exclusivo critério. Nesse caso, as atualizações e ou modificações serão sempre publicadas na página da campanha vigente (https://www.conquestone.com/cq1-refer2gain) e caberá aos participantes consultar os termos periodicamente.
• Caso a campanha seja encerrada, a pessoa participante continuará com seu perfil ativo na plataforma CQ1 Talent e poderá resgatar o saldo disponível dentro do período de 1 (um) ano, desde que atenda aos requisitos para resgate detalhados no item 2 deste regulamento.
• As modificações podem incluir, mas não se limitam a alterações nos procedimentos de pagamento e nas regras da Campanha de Indicação. Se qualquer modificação for inaceitável para a Pessoa Participante, sua única opção é interromper sua parceria com a Campanha.
• A participação continuada na Campanha de Indicação Refer2Gain após a alteração ou a publicação de um novo termo em nosso site indicará sua concordância com as alterações

Skip to content