Metaverso: tudo o que um Profissional de TI precisa saber!

  1. Home
  2. »
  3. Dicas de Carreira
  4. »
  5. Metaverso: tudo o que um Profissional de TI precisa saber!
metaverso

Não há dúvida alguma de que Metaverso foi o grande termo de 2021, começando 2022 em alta novamente. Mesmo com esse destaque todo, muitas pessoas apresentam dificuldades em entender o conceito. Afinal, este é um software, uma criptomoeda, um jogo, um filme?

Na realidade, este é um mundo virtual, em que as pessoas podem interagir e realizar várias atividades. Tudo sem sair de casa. Não à toa, este é considerado um marco da história da internet, tido por muitos como o próximo passo da tecnologia e da sociedade como um todo.

Para entender melhor o Metaverso, fique atento aos parágrafos a seguir. Neles, você poderá compreender o significado do conceito, bem como sua importância e as profissões que irão se beneficiar dele!

O que é Metaverso?

Para a grande maioria da população, o metaverso é uma novidade bastante complicada de se entender, especialmente para os mais experientes. Isso se dá porque sua lógica visa criar um universo virtual, o qual será uma espécie de vida online dos cidadãos. Nele, os usuários podem interagir, fazer compras, marcar reuniões e tudo mais o que estão acostumados a realizar em suas vidas comuns.

Para isso, cada pessoa tem seu avatar, o personagem que a representa nesse novo espaço. Vale a pena mencionar, porém, que este se distingue da realidade virtual, que representa apenas parte do metaverso. Mais do que essa experiência, esse mundo digital traz consigo conceitos como criptomoedas e NFTs, também em alta no momento.

Qual o impacto do Metaverso no mercado?

Adaptar toda uma sociedade a essa nova realidade não é tarefa simples, sendo preciso inúmeros profissionais. A grande função destes, então, é de alocar no mundo virtual tudo o que é possível fazer no real. Muito por conta disso, diversas empresas já buscam no mercado por especialistas no assunto que possam as ajudar.

Todo esse frenesi, porém, é mais do que justificado dado a expectativa que se tem sobre a plataforma. De acordo com a Bloomberg Intelligence, este mercado deve gerar 800 bilhões de dólares até 2024 — algo em torno de 4,5 trilhões de reais.

Tais números animam o mercado, causam uma excitação no público, criam vagas de trabalho e cursos profissionalizantes. Quem antes dominar a técnica, mais rápido conquistará seu espaço.

Quais são as profissões em alta no Metaverso?

Seguindo toda essa lógica, uma conclusão simples de se chegar é que alguns profissionais serão mais requisitados. Estes, em particular, são aqueles que dominam não somente o conceito, mas as técnicas do metaverso. Com esses conhecimentos e habilidades, então, estão mais do que capacitados para auxiliar grandes empresas a se posicionarem nesse mercado. Bons exemplos disso são os que seguem:

Especialista em segurança virtual

Como em qualquer outro ambiente, a segurança também se faz necessária dentro do metaverso. Sendo este um espaço público e altamente disputado, garantir a proteção dos usuários é foco.

Dessa forma, diversos profissionais podem ser beneficiar dessas demandas e criar grandes carreiras. Em especial, busca-se por especialistas no tópico, com foco na privacidade e na proteção dos presentes. Outro cargo bastante em alta se refere à prevenção de ataques cibernéticos e fraudes no mundo digital.

Construtor de Hardware e Desenvolvedor de Sistema

Ainda que muito desse ambiente já tenha sido desenvolvido, há muito o que se fazer. Por conta disso, profissionais de programação serão cada vez mais requisitados, principalmente os antenados ao metaverso.

Mais do que apenas espaços digitais, há uma necessidade em desenvolver as funcionalidades e os cenários para que tudo funcione corretamente. Assim, desenvolvedores de sistemas também estão em alta no mercado atual. Entre suas funções, além do que já foi dito, encontram-se também o mapeamento e a geolocalização dentro da plataforma.

Storyteller do Metaverso

Mais do que apenas criar esse mundo virtual, é preciso que haja uma história por trás dele. De nada adiantará, afinal, ter um ecossistema completo se nada puder ocorrer dentro deste. Assim, nada melhor do que um bom contador de histórias, conhecido como storyteller.

Este profissional terá como principais atividades criar a experiência do metaverso, a qual pode ser feita de diversas maneiras. Bons exemplos são ativações de marcas, oportunidades de marketing, narrativas empresariais, treinamentos e até consultas médicas.

Pesquisador do Metaverso

Outra profissão que terá grande valor em um futuro próximo é a de pesquisador do metaverso. Este trabalhador terá, então, a função de buscar soluções para os problemas encontrados no ambiente. Para isso, ele terá que mergulhar de cabeça nessa nova realidade e compreender a fundo seu funcionamento. Com esse conhecimento, poderá analisar possíveis falhas e buscar por novos cenários ou atividades que as corrijam. Seu grande destaque, portanto, está em garantir um melhoramento contínuo da plataforma.

Onde buscar informações sobre o Metaverso?

Mesmo com tudo o que foi explicado acima, é mais do que natural que boa parte das pessoas continuem perdidas quanto ao metaverso. Este, afinal, representa uma grande evolução não somente na tecnologia, mas também na maneira como esta é utilizada.

Dessa forma, buscar por mais informações, de modo constante, é uma maneira de se manter a par de tudo o que ocorre a respeito do tema. Para isso, alguns canais se apresentam como grandes facilitadores.

  • Redes Sociais: Não há dúvidas de que as redes sociais, se bem utilizadas, são ótimas fontes de informação. Assim, seguir páginas sobre o tema pode auxiliá-lo a se manter atualizado;
  • Revistas Especializadas: Tanto em suas versões físicas quanto digitais, revistas especializadas são excelentes para se informar. Nessa hora, busque por publicações focadas principalmente em tecnologia, negócios e investimentos;
  • Portais de Notícia: Obviamente, grandes portais de notícias já entenderam a importância do metaverso. Logo, está cada vez mais comum verificar matérias a seu respeito. Leia-as, entenda o conceito e aproveite dos comentários para tirar dúvidas;
  • Palestras e Workshops: Por fim, é sempre indicado fazer uma imersão nesse tipo de conteúdo mais técnico. Com esta finalidade, investir em cursos, treinamentos e workshops é uma excelente maneira de se inteirar sobre o tema.

A Tecnologia da Informação não é o mercado do futuro. Ela é o futuro!

O destaque que os profissionais de TI estão recebendo hoje é alto, mas graças ao Metaverso será ainda maior. Não à toa, plataformas específicas para esses trabalhadores aparecem a todo o momento. O foco dessas pessoas, então, deve estar em garantir o máximo possível de conhecimento e experiência a respeito do tópico.

Em médio a longo prazo, estes serão os profissionais mais valorizados e com maior relevância do mercado. Não apenas pelo metaverso, mas também por tudo que a tecnologia ainda tem a oferecer. Assim, estar sempre atualizado é vital, e nada melhor do que contar com a CQ1 para isso. Confira nosso blog e nossas redes sociais e se mantenha por dentro de tudo o que acontece no setor de TI.

Precisa de ajuda com esse tema? Entre em contato com a Conquest One e nos conheça melhor!

conquestone
conquestone
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
conquestone
conquestone
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Related Posts

Contact
BR +55 11 2164 9500
us +1 415 738 2085

Sao Paulo • Brazil
Av. das Nações Unidas, 14.261
25º andar • Ala B

Office hours
Monday to Friday from 8:00 am to 6:00 pm
Brazil GMT -3

Lisbon • Portugal
Av. Mar. Gomes da Costa, 19
1800-255

Thousands of Technology Professionals
and the Best Opportunities in One Place.

Contact
BR +55 11 2164 9500
us +1 415 738 2085

Office hours
Monday to Friday
from 8:00 am to 6:00 pm
Brazil GMT -3

Sao Paulo • Brazil
Av. das Nações Unidas, 14.261
25º andar • Ala B

Lisbon • Portugal
Av. Mar. Gomes da Costa, 19
1800-255

Thousands of Technology Professionals
and the Best Opportunities in One Place.

Contact
BR +55 11 2164 9500
us +1 415 738 2085

Office hours
Monday to Friday from 8:00 am to 6:00 pm
Brazil GMT -3

Sao Paulo • Brazil
Av. das Nações Unidas, 14.261
25º andar • Ala B

Lisbon • Portugal
Av. Mar. Gomes da Costa, 19
1800-255

Thousands of Technology Professionals
and the Best Opportunities in One Place.